Capella Patriarchal

Música sacra portuguesa dos séculos XVI a XIX

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Concerto de Ano Novo
Igreja de São Vicente de Fora, Lisboa, 22 de Janeiro de 2019
Fotografia: Politécnico de Lisboa


PT – Criado em 2006 e 
contando com diversas 
apresentações em Portugal,
 Espanha e Alemanha, este
agrupamento é um projecto
 destinado fundamentalmente à divulgação dos tesouros
 da música sacra portuguesa.
 Apresenta frequentemente 
obras inéditas, pautando-se 
por um cuidadoso trabalho 
prévio de investigação das 
fontes musicais, assim como
 por um intenso esforço de observação das práticas interpretativas das diversas épocas. A presença do órgão na sua formação permite não só a interpretação das obras em que o instrumento executa uma parte obrigada ou simplesmente o baixo contínuo, como também o repertório mais antigo, seguindo a tradição da polifonia vocal acompanhada pelo órgão ou por outros instrumentos. Tendo origem no trabalho de João Vaz em relação à música de órgão portuguesa dos séculos XVI a XIX, através do estudo direto das fontes, aborda a música vocal, contando para isso com a colaboração de cantores especialmente dedicados a este tipo de repertório. A Capella Patriarchal gravou em CD os Responsórios de Quinta-Feira Santa e Missa Ferial de Frei Fernando de Almeida (c.1620-1660), assim como os Responsórios de Sexta-Feira Santa de Frei José Marques e Silva (1782-1837). Estas gravações foram as primeiras integralmente dedicadas aqueles compositores.


EN – Founded in 200 and having given a number of concerts in Portugal, Spain and Germany, this ensemble’s primary goal is to reveal the treasures of Portuguese sacred music. It frequently performs unpublished music, taking special care in the necessary research into musical sources beforehand, as well as making a particular effort to observe the performance practices of different periods. The presence of the organ allows not only the performance of works in which the instrument has an obbligato or basso continuo part, but also earlier repertoire, according to the tradition of vocal polyphony accompanied by the organ or other instruments. Having its origins in the work of João Vaz in Portuguese organ music of the sixteenth to nineteenth centuries, through the direct study of the sources, the approach to vocal music is achieved through the collaboration of singers who have specialized in this kind of repertoire. Capella Patriarchal made CD recordings of the Responsories for Maundy Thursday and the Ferial Mass by Fernando de Almeida (c.1620-1660), as well as of the Responsories for Good Friday by José Marques e Silva (1782-1837). These were the first recordind fully dedicated to those composers.


Concerto Lançamento de CD
Igreja de São Nicolau, Lisboa, 16 de Abril de 2011